O verdadeiro Senhor das Armas

O verdadeiro Senhor das Armas

Victor But: NY o espera. Foto: www.arabnews.com
Em “O Senhor das Armas” (Lord of War, 2005), o sofrível Nicolas Cage representa Yuri Orlov, um bem-sucedido traficante internacional de armas. O personagem foi inspirado no ex-oficial aviador, Victor But (ou Victor Bout ou Buttt), nascido em 1967 na antiga URSS.
Acredita-se que But, um subproduto do fim da “Guerra Fria”, aproveitou-se do colapso da União Soviética para iniciar o seu rentável negócio de morte. Sua carreira terminou em 6 de março de 2008, quando foi preso no hotel Sofitel em Bangcoc, na Operação Relentless.
Esta semana (16/nov/2010), contra a vontade da Rússia, a Tailândia autorizou a extradição de But para os Estados Unidos. Seu julgamento ocorrerá em um tribunal federal de Nova York, em Manhattan, onde é acusado pelo United States Attorney’s Office (o MPF norte-americano) de conspiração para a venda de armas para uma organização terrorista.
Victor But era procurado pela Interpol havia anos. Alguns países membros da organização emitiram difusões vermelhas (red notices) para sua captura. Suas viagens internacionais foram restringidas (entrou na travel ban list) e seus bens conhecidos foram bloqueados (foi inserido na asset freeze list) em várias partes do globo, por violação às Resoluções 1343, 1521 e 1532 do Conselho de Segurança da ONU (todas elas válidas no Brasil). Tais sanções foram consequência de seu apoio a Charles Taylor, homem forte da Libéria, e de seu envolvimento na comercialização dos conflict diamonds, os “diamantes de sangue”.
No filme “O Senhor das Armas”, Orlov negocia armamentos com Charles Taylor, ex-ditador da Libéria, que atualmente responde por crimes contra a humanidade perante o Tribunal Especial de Serra Leoa. Na vida real, alega-se que But forneceu armas e munição para este e outros tantos warlords em vários continentes, mas principalmente na África. No filme, Orlov é ucraniano e vive em Nova York. Na vida real, But, nascido em Duchambe, na República do Tadjiquistão, não tinha paradeiro; vivia entre Moscou, Bruxelas e Sharjah nos Emirados Árabes Unidos. Tanto na ficção quanto na realidade, Orlov/But transportava suas cargas letais em aviões. Chegou a operar mais de 50 cargueiros.

0 comentários:

Postar um comentário